domingo, 16 de maio de 2010

TOLERAR O INTOLERÁVEL

Essa semana participei de uma palestra , e esse assunto foi um dos assuntos que mais me chamou atenção: TOLERAR O INTOLERÁVEL.
Acredito que foi devido a viver esta semana uma situação difícil de tolerar no momento.
Mas a vida é assim , por diversos momentos passamos por situações que nos desiquilibram. Muitas vezes perdemos até a "cabeça" e explodimos em nossas emoções. Tipo ação e reação,se posso dizer isso tal qual se apresenta.
Conviver em grupo é um desafio (acredito eu) , como cientista social , os grupos sociais apresentam características , e uma delas são as ideias em comuns. Agora imaginem que diante de grupos que participamos devido a própria socialização , como exemplo citarei o trabalho , você acha que as pessoas pensam da mesma forma? Claro que não!!!!
As pessoas que convivemos diariamente conosco pensam diferente, com culturas, valores sociais
e educação familiar diferentes. Não é nada fácil conviver com todas essas diferenças. Para mim é
uma arte conviver em grupo.
E daí que entra o nosso assunto : TOLERAR O INTOLERÁVEL !

Fiz umas pesquisas , e vou tentar passar algumas ideias sobre o tema que por sinal é bem polêmico .

No dicionário "intolerável " significa : que não se pode tolerar, suportar, dor intolerável, importuno, insuportável, vizinhança intolerável.
Algum de vocês já passaram por essas emoções ?
Eu posso dizer que vivo passando, como sou sagitariana , tenho valores bem determinantes desse signo como JUSTIÇA, SINCERIDADE E VERDADE. Aí é fogo! Porque basta perceber valores inversos a estes , fico logo "indignada" .
Li um artigo que cita que quando toleramos a barbarie que vivemos diante de tantas injustiças sociais estamos sendo egoístas,indiferentes e coniventes ao sofrimento alheio (é algo a pensar).
" Tolerar o sofrimento dos outros , tolerar a injustiça de que somos vítimas , tolerar o horror que nos poupa não é mais tolerância : é egoísmo, é indiferença, ou pior . Tolerar Hitler era ser seu cúmplice , pelo menos por omissão, por abandono..." (Comte Sponville).
Outra abordagem , que pela minha visão de mundo tem conotação religiosa , refere-se a entender que pela FÉ você consegue tolerar aquelas situações intoleráveis do cotidiano.
" Tudo o que vós quereis que os homens vos façam , fazei-lho vós também, porque essa é a lei e os profetas ." (Mt 7.12)
Como citei anteriormente , este assunto é polêmico, porque traz alguns aspectos de aceitação e outros de omissão, ambos dentro de uma lógica. Tiro algumas percepções para os meus "devaneios" que buscam respostas para minha prática cotidiana em um viver melhor nesse planeta em constante "ebulição " .
Sempre chego a uma conclusão que para se viver temos que ter como aliada constante a "SABEDORIA " . Pensar duas vezes antes de falar e consequentemente agir, ouvir sempre e não tirar conclusões precipitadas , talvez seja o começo para TOLERAR O INTOLERÁVEL.

4 comentários:

  1. Concordo com voce, temos que ter como aliada constante a "Sabedoria", pois sem ela a Fè estaremos muitas vezes cometendo erros muitas vezes dificil de reparar.

    ResponderExcluir
  2. Oi,amiga! Aprendi que ficar calada,serena,em muitas situações na vida, é sinal de sabedoria.Ouvir,muitas vezes, é mais importante do que falar.Eu era intolerante quando eu achava que era a dona da verdade.A Fé me ensinou outros caminhos.Sou muito mais feliz agora.Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Estou feliz por você amiga Celinha! Continue em seu caminhar , você vai longe!!!!
    beijao

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o seu blog, continue buscando assuntos legais.
    bjkas

    ResponderExcluir