domingo, 30 de maio de 2010

Minha " vida acadêmica"



Olá pessoal!!! Andei um pouco sumida do blog, mas estava entrando em um novo ritmo de minha vida !!! (rs) Enfim , aderi a moda do EXERCÍCIO FÍSICO !!!
Desde terça-feira que estou frequentando uma academia aqui pertinho de minha casa. Desde o final do ano passado que venho dizendo aos meus amigos que iria entrar numa academia . Mas só esta semana que consegui me matricular.
Posso confidenciar que nunca fui adepta de musculação, esse troço de ficar com corpo musculoso não faz a "minha praia" nem muito menos a fala de ficar "gostosona " . O meu objetivo é ter mais disposição física . Estava muito sedentária .
Mas, vamos aos resultados da semana "acadêmica"....(rs). Foi hilário meu primeiro dia! O professor fez a avaliação funcional e o resultado foi : suspeita de escoliose lombar, ombro esquerdo mais alto, escapulas aladas e pés abusivos. Putz!!! Isso tudo quer dizer que preciso melhorar a postura corporal, acredito eu , que tem a ver com o peso que carrego da escola. Sabem como é , pastas com livros, diários, provas, ao longo de 20 anos esse é o resultado!
Agora esse troço de "pés abusivos" é novidade pra mim. Eu sei que sou abusada,mas os pés ? !!!
Continuando a semana , depois da avaliação do professor, fui fazer a "série" , para os leigos (já que eu também era e nem sabia o que era isso) , significa quais os exercícios preciso fazer e quais aparelhos . Aí vai : esteira uns 30 min diariamente , tem a bicicleta e um outro aparelho lá que não me lembro o nome ,mas é parecido com bicicleta. Tinham que ver quando o prof ligou a esteira, levei um baita susto!! Que troço doido!! Mas agora to craque! Isso tudo aí tem que ser todo dia. A parte da musculação que foi decisiva pra eu perceber que estava "enferrujada". Meu corpo estava precisando mesmo. Senti a maior diferença quando fiz os exercícios nos aparelhos da musculação. E como doí movimentar os músculos. Agora , tem um detalhe tem aparelho que o professor não colocou nem peso pra mim(rs), deve ser porque sou fraquinha!! (rs) .
Mas , como disse anteriormente , nunca tive a pretensão de ficar malhada, esse negócio de ficar musculosa não faz minha "cabeça ",agora imaginem , eu, Denisinha , MUSCULOSA? !!! (rs) Vou perder minha identidade de magrinha! Isso não!
Enfim , frequentei 5 dias a academia e adorei! No primeiro dia senti dores,mas depois foi diminuindo. É suportável! Porque disseram pra mim que nem iria conseguir levantar no dia seguinte! Que gente exagerada! Denisinha sobreviveu muito bem a vida "acadêmica". Já senti resultados. Meu sono está sendo regularizado, porque antes só conseguia dormir depois da meia noite, 1h da manhã, e acordava às 5h pra dar aula , imaginem como eu ficava? E essa semana consegui dormir antes das 23 h e no final de semana que adoravaaaaaaaa dormir até 12h, tive disposição para acordar muito mais cedo. Muito bom! É a saúde , o meu " foco" agora. Pra viver melhor temos que cuidar desse ponto em nossa vida.
Seguem abaixo alguns benefícios da prática do exercício físico:

a- Alívio de tensões emocionais: a atividade física é reconhecida como uma forma eficiente de aliviar o stress emocional, diminuindo assim um importante fator de risco para diversas doenças crônicas.
b- Melhora da composição sanguínea: os exercícios em geral tendem a normalizar os níveis de glicose, gorduras e diversas outras substâncias no sangue, que podem estar alterados e trazer riscos aos portadores.
c- Redução da pressão arterial: pessoas ativas fisicamente tendem a ter níveis pressóricos mais baixos, e os exercícios em geral auxiliam a diminuir a pressão arterial dos hipertensos.
d- Estímulo ao emagrecimento: qualquer tipo de exercício estimula a redução da gordura corporal, diminuindo assim a possibilidade da pessoa desenvolver doenças como a aterosclerose, o diabetes e outras.
e- Aumento da densidade óssea: o sedentarismo leva à uma diminuição progressiva da resistência óssea, aumentando o risco de fraturas, e os exercícios físicos constituem recurso de alta relevância para evitar e reverter essa situação.
f- Aumento da massa muscular: a atividade física habitual leva à um aumento do volume e força dos músculos, protegendo as articulações e favorecendo a aptidão física.
g- Desenvolvimento da aptidão física: os exercícios aumentam a capacidade das pessoas realizarem esforços, permitindo assim maior autonomia motora, condição conhecida como boa qualidade de vida.
Amigos sedentários , vale a pena conferir essa "moda" que na verdade faz parte de uma qualidade de vida melhor!
E a vida segue, agora também uma "vida acadêmica " .....
bjo, bjo bjo
Denise

4 comentários:

  1. Bom demais, Dê!! Tô me animando! beiiijos

    ResponderExcluir
  2. Amiga carioca!!!
    O dr. Drauzio Varela diz: o corpo humano é cheio de dobradiças, e dobradiça é para mover, movimentar, se não movimenta enferruja. Um ótimo desenferrujar!!!rsrsrssrr
    Isto é ótimo!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. De morri de rir da sua disertação, mas vai em frente mexa-se, o importante é a saude Parabens e cuidado com os pér abusivos bjos bjos

    ResponderExcluir
  4. Que saudade de quando eu "puxava um ferro"! Eu também não gostava,mas que funcionava melhor,funcionava.Aqui,só caminhada.Ou atrás da minha "personal trainer"Isabella,minha netinha.O garota pra ter energia! Essa semana já fiz as seguintes atividades: pique-pega,pique-esconde,futebol na grama,chicotinho queimado e coisas do gênero.Ela está de férias,mas eu não.Eu acordo ainda dolorida,mas não é por causa do exercício.É por causa do colchão de ar,minha cama provisória depois da enchente.Ah! Também andei fazendo levantamento de caixa,caixas de mudança,da casa molhada pra casa seca. Mas mesmo assim,acho que devido a alimentaçào errada,engordei um pouquinho.Hoje, a Isabella me perguntou se estou grávida.Era só oque me faltava1Melhor malhar1
    Beijocas

    ResponderExcluir