terça-feira, 4 de maio de 2010

A Docilidade diante do Beco sem Saída



Diariamente estamos submersos à situações que nos deixam assolados de dúvidas. Seja lá porque motivo , nossa mente “ferve” . É nesse momento que reagimos dependendo da nossa predisposição afetiva e física .
Se nossa mente estiver já quase “lotada” de questionamentos, basta um “click” pra gente iniciar um processo de conflitos internos . E daí você começa a questionar que postura ter diante de tamanho caos que se abre a sua frente.
Esse é um momento delicado , porque dependendo de nossa reação , podemos piorar a situação ou transformá-la em crescimento para nossa evolução. Acredito, que são esses momentos , os becos sem saída que no caminhar de nossa existência aparecem e nos forçam a reagir .
O passo que tomamos será significativo .
O que fazer então? Pare! A pausa em algumas circunstâncias é mais sábia. Eu sei que muitas vezes , reagimos antes mesmo de pensar no que fazer, devido a situação ser tão caótica que você não tem nem tempo de refletir .
Esse é um dos desafios do “bom viver” .Sabe aquele cara que todo mundo chama de “zen” ? Então , talvez sonho de consumo de muita gente que tem o chamado “pavio curto” , reagir de forma serena , sem aceitar a “provocação “ que a vida lhe traz , lhe forçando a crescer como ser .
Estão achando filosófico demais meu texto hoje? Sabe o por quê? Estou dialogando para meu próprio ser...Pensar duas vezes antes de falar e até mesmo agir. Isso requer muito treinamento e conhecimento de sua própria pessoa.

Voltando ao filme do Chico Xavier , notei , que os atores que interpretaram ele, tinham o doce das palavras, ou seja , falavam com docilidade, até mesmo nas adversidades, acredito que Chico Xavier, agia desta forma. Mokiti Okada, filósofo também , citou em suas teorias , a docilidade como prática diária .
Ser dócil é um ponto para a espiritualidade. E o beco sem saída se torna , o nosso momento de mudança interior , mudança de vida, mudança de tantos aspectos que emergem uma transformação, nesse caso, para MELHOR!

E a vida segue com certeza.....

Um comentário:

  1. Denise, se me permite uma sugestão, dá uma quebrada nos parágrafos a fim de melhorar a visualização.

    o blog tá bem legal.

    bjs

    ResponderExcluir