segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Professores de Elite


Segue abaixo uma matéria que saiu na Revista Época falando sobre o assunto:

"Professores de elite
Um programa vai selecionar os melhores alunos das melhores universidades para dar aula em escolas públicas
CAMILA GUIMARÃES

REFORÇO
Alunos assistem à aula em escola pública do Rio: eles terão aulas extras com professores selecionados entre os melhores
Em 1989, uma aluna do curso de relações internacionais da prestigiada Universidade Princeton, nos Estados Unidos, estava convencida de que muitos colegas se disporiam a promover mudanças significativas na sociedade – especialmente no que dizia respeito à desigualdade da educação entre americanos ricos e pobres. Em sua tese de graduação, ela sugeriu formar uma rede de professores de elite, jovens selecionados entre os melhores alunos das melhores universidades, em qualquer área de conhecimento, que seriam treinados para dar aula para as escolas mais problemáticas do país, localizadas em áreas pobres e violentas. Vinte anos depois, a tese de Wendy Kopp virou uma organização de US$ 200 milhões, a Teach for America, que já formou 17 mil professores e ajudou a melhorar o desempenho de 500 mil alunos carentes.
>>Leia também: Os segredos dos bons professores
e
>> Como se forma um bom aluno
Na semana passada, o programa desembarcou no Brasil (é o 14º país a adotá-lo). O projeto-piloto, de R$ 3,7 milhões, financiados principalmente pela iniciativa privada, será no Rio de Janeiro. Em agosto começa a seleção de 40 jovens recém-formados, que passarão os próximos dois anos ensinando alunos de escolas municipais localizadas em áreas violentas e pobres do Rio de Janeiro, cujos estudantes têm baixo desempenho de aprendizagem e alta evasão. Por R$ 2.500 por mês, darão aulas de reforço em português, matemática, ciências e inglês.
O programa tem dois objetivos. O primeiro: ajudar a melhorar o desempenho desse grupo de alunos. Os novos professores serão treinados por cinco semanas e aprenderão técnicas de ensino para usar em classe. Assim que assumirem suas turmas, serão orientados por um professor da própria escola. “Eles trabalharão com metas e serão avaliados. O objetivo é melhorar a nota da classe”, diz Maíra Pimentel, diretora do Ensina!, organização que toca o projeto no Brasil. As avaliações oficiais das redes públicas dos Estados Unidos mostram que os alunos que passam pelas mãos dos professores treinados pela Teach for America chegam a aprender 60% a mais, em um ano, que os que têm aulas com professores regulares.
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Parte do segredo do sucesso desses professores é a seleção rigorosa dos candidatos, muito diferente dos concursos públicos, que falham ao medir conhecimento e habilidades práticas. Será assim também no Brasil. Quem quiser participar terá de apresentar seu currículo escolar, uma carta de recomendação e fazer uma prova escrita. Se passar dessa etapa, enfrentará dinâmicas de grupo, entrevistas e terá de planejar e apresentar uma aula.
O segundo objetivo – a essência do programa criado por Wendy – é fisgar a atenção de jovens de talento, futuros empresários, juízes, políticos para a educação. “Somos um programa de formação de líderes”, diz Wendy. Sua lógica é que esses “líderes” terão muito mais a dar para seu país se aprenderem algumas lições ensinando. Se, entre os que participarem do programa, uma parte decidir seguir carreira em educação, tanto melhor. Nos EUA, mais de 60% dos jovens profissionais da Teach optam pela área. Para quem decide seguir outra carreira, o currículo sai turbinado. “Eles ganham experiência em gestão de conflitos e em trabalhar com metas”, diz Maíra. Os jovens do programa estão em alta no mercado de trabalho americano, o que aumentou a disputa por uma vaga de professor. Neste ano, dos 46.300 inscritos, apenas 4.500 foram selecionados. Se der certo no Rio, o Ensina! será estendido para outras redes. E a educação do país poderá sair ganhando. "


COMENTÁRIO :


Esta decisão não agradou aos professores da rede municipal do RJ. Semana passada mesmo , conversando com alguns colegas, eu me referi que já que eles vão contratar professores de elite, nós , então somos os professores do lixo?! Fico a pensar porque ainda continuam colocando a culpa do fracasso na educação nos professores? Sempre são os professores os responsáveis pela baixa aprendizagem dos alunos .Pelo visto o nosso país não tem problemas sociais , as escolas têm recursos e condições essenciais para que nós, professores possamos trabalhar dignamente.As turmas parecem que são pequenas. Os pais são presentes. As verbas não são desviadas. Jamais existiu aprovação automática. Os professores não precisam fazer dupla jornada para aumentarem seus salários. Enfim , é o verdadeiro paraíso ! Mas, preferem culpar o professor, e nas entrelinhas, a falta de "inteligência " dele, será que posso assim dizer ou estou sendo muito crítica?

Eu esta semana tive uma ideia para o ano que vem ,em deixar a minha matrícula do estado , onde leciono sociologia para o ensino médio, para vocês verem como o descaso com a nossa profissão, faz até pensar em desistir da tão sonhada carreira de funcionário público em nosso país. Mas isso é outra história. Hoje estou aqui para falar da rede municipal .

Eu trabalho com uma turma de primeiro ano e venho enfrentando muitas dificuldades devido a falta de compromisso dos reponsáveis de meus alunos que deixam as crianças faltarem de forma absurda. Como alfabetizar com mais de 10 faltas no bimestre? A criança fica "perdida" , dá pena ! Mas quem sabe o super professor das maravilhosas universidades de nosso país , dê aula nas casas desses alunos?!!! Temos que rir e rir muito dessa proposta absurda e altamente preconceituosa, num país que se acha democrático e sem preconceitos .

Bom, vamos ver no que dá!!

2 comentários:

  1. Eu fiquei revoltadíssima.Eles não são universitários da área de educação.Vão ganhar mais do que eu,mesmo depois do super aumento de 6,não sei quantos por cento.É uma vergonha,uma humilhação,um desrespeito!E como os pais vão nos encarar depois,já que no projeto os universitários são os inteligentes?Melhor não comentar!

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  2. Concordo em gênero, número e grau. Aguardo o tópico sobre Inclusão. Bjs e siga em frente!!!

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