domingo, 6 de junho de 2010

Copa do Mundo ?

O que pensar deste episódio na África do Sul faltando 5 dias para a abertura da Copa do Mundo?


Interessante que esta semana me deparei com pensamentos de desânimo em relação a Copa do Mundo. Meus colegas de escola já enfeitaram suas salas de aula , estão fazendo trabalhos voltados pra Copa e eu não me sinto nem um pouco empolgada . Como cientista social, sei muito bem que no Brasil, a Copa do Mundo é um fenômeno social, e sendo a sociologia para Émile Durkheim , o estudo dos fatos sociais , temos o futebol como um fato social , com caracterísiticas bem definidas de generalização . Pra quem não sabe existe estudo específico para compreender melhor este fenômeno na área da sociologia chamado de "sociologia do futebol". Entender como 22 pessoas correndo atrás de uma bola por 90 minutos podem "parar " um país? É ou não um fenômeno social?
Mas, voltando para o ocorrido hoje na África do Sul no jogo amistoso entre as seleções da Nigéria e Coreia do Norte, deixando 20 pessoas feridas, vale ressaltar que foram distribuídos os ingressos entre numa região bem pobre.
Pensando sobre o assunto , estará a África do Sul preparada para tamanho evento? Sabemos que para o continente africano ter um país escolhido para ser sede da Copa foi para eles uma conquista. Porém me parece que além dos jogos , os meios de comunicação irão transmitir muito mais . Provavelmente nos intervalos , veremos os problemas sociais e políticos que vivem nossos amigos africanos.

Um comentário:

  1. É,amiga, compartilho do seu desânimo.Não por estar longe e sem TV brasileira,no momento.Tem grupos de brasileiros se reunindo para assitir aos jogos e "bebemorar".Mas eu não estou disposta a assistir mais violência na TV e nossa seleção já foi mais seleta.Por qualquer 10 trilhões de dólares ,nossos jogadores são capazes de vestir a camaisa da Itália como se "parlassem" italiano desde pequeninos.
    Acho que o povo da äfrica do Sul não está preparado,nem nós pra tanta "emoção".
    Beijocas em verde e amarelo.

    ResponderExcluir