segunda-feira, 26 de abril de 2010

ESPIRITUALIDADE ....O FILME CHICO XAVIER




Semana passada assisti ao filme do Chico Xavier, e sugiro que quem ainda não foi assisti-lo que vá. Independente de crença ou descrença nos assuntos ligados a mediunidade vale a pena vê-lo pela mensagem de amor ao próximo que o filme retrata em dias de tantos problemas mundiais, , alimenta a alma de esperança em dias melhores para a humanidade. Posso afirmar que sua história trouxe -me uma reflexão profunda sobre os valores até então vividos ultimamente.
De uma maneira singela, “tocou” meu coração pela simplicidade do ser que foi este HOMEM. Com certeza, ele ganhou uma admiradora pela sua essência de pessoa de LUZ que é. Posso dizer ainda, que como todo bom filósofo que gosta de reflexões sobre a vida e seus caminhos, este filme abriu um ponto reflexivo que venho a alguns anos buscando em meus pensamentos : a espiritualidade .
Resolvi, então, pesquisar sobre o assunto, sem conotação religiosa, já que, a partir da leitura que fiz do filme Chico Xavier visualizou que a religião não é o tema gerador do seu enredo, mesmo sabendo que o protagonista foi um divulgador do espiritismo no Brasil, percebe-se claramente que o tema abordado, e que provavelmente é o grande responsável por ter “tocado” o meu coração e acredito-me, de muitas pessoas que já assistiram e tenham gostado do filme, foi o amor além de qualquer interesse, partido, crença, ideologia, nacionalidade, etc., que este HOMEM demonstrou pelas pessoas durante sua vida.
Amor ao próximo será então esta a essência da espiritualidade? Iniciada a pesquisa, busquei em alguns sites relacionados ao filme também a vida de Chico Xavier, suas mensagens, comunidades ligadas a estas questões, e como primeiras aspecto percebi que a ESPIRITUALIDADE não está ligada diretamente a Religião, uma comunidade do Orkut defende esta idéia, que por sinal achei bem coerente seus fundamentos, onde focam a espiritualidade como prática que independe de instituições. Achei muito interessante esta abordagem como outra que li sobre espiritualidade quântica, que pretendo expor em outro momento, por ser um assunto muito interessante e cientifico que vale a pena um aprofundamento maior.
Outro aspecto que me chamou atenção foi que a espiritualidade está em tudo: no cotidiano, no trabalho, no ato de respirar de comer, etc. e outros aspectos relacionados a esta questão. Mas, como disse anteriormente o filme me abriu um caminho para pesquisar sobre a espiritualidade em sua essência e não como crença religiosa( se posso dizer isso).A pesquisa está sendo gerada e espero que possa contar com a ajuda das pessoas que por afinidade de ideias ou curiosidades, leiam este comentário e colaborem com sugestões , afim de enriquecer meu estudo cientifico sobre o tema abordado .

Não tenho a pretensão de fazer uma pesquisa apenas para que se torne uma teoria, mas que através dela possa entender esse amor ILIMITADO que pessoas como Chico Xavier têm pela HUMANIDADE, compreendendo a todos, dentro de suas limitações e com tamanha simplicidade, assim poderei também ampliar meu ser neste universo.

Uma pequena observação sobre o filme , ele foi realizado pela união de três ateus....

3 comentários:

  1. Adorei o texto referente ao Chico Xavier , muitas pessoas deveriam assistir o Filme , pois a todo mundo é passado e transmitido uma mensagem de amor ao próximo. O filme é sensional e toca qualquer um com sua mensagem a humanidade.
    Parabéns pela pesquisa !

    ResponderExcluir
  2. Amiga meus parabéns pelo seu blog!!! Vou aparecer sempre aqui para aprender muito!!!
    Parabéns, pelo comentário sobre o filme do sr. Chico Xavier, admiro muito este ser. Estou lendo os livros que ele psicografou.
    E estou louco para assistir este filme!!!
    Sabia que Lilás é a cor da espiritualidade?
    Escreve bastante!!!!!!
    Uma semana muito Lilás para você!!!

    ResponderExcluir